segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Uma banda numa propaganda de refrigerantes"

Quando éramos jovens, éramos vívidos. Éramos simples e complicados. Quando éramos jovens, era simples dizer 'sim' a todos os convites de festas ou passeios, antes mesmo do aval dos pais. Quando éramos jovens, fomos a lugares que nunca quisemos antes - e nem depois - estar. Em nossa juventude, pudemos saborear o delírio de estar acordados até tantas da madrugada jogando conversa fora. Pudemos olhar nos olhos dos queridos, e olhar à nossa volta vendo a cor bem definida de todas as coisas. Quando éramos jovens, era simples dizer que éramos o futuro. Dizer que nos formaríamos, casaríamos com nossos respectivos amores, teríamos filhos, e viveríamos felizes até o fim. Mas então, como esse fim pôde chegar tão rápido? Eu não fazia ideia disso, quando éramos jovens. E não fazia ideia de várias outras coisas também. E sabia dar valor a situações inusitadas, quando éramos jovens. Quando éramos jovens, podíamos cantar alto, podíamos falar gritando e sorrir com o corpo todo. Foi nessa época que conhecemos grandes pessoas, que as admiramos, e que as levamos como exemplo, sim, quando éramos jovens. Quando éramos jovens, não nos dávamos conta de que a dimensão da próxima etapa da vida era horrível, que se pudéssemos, nunca falaríamos que desejávamos ter mais idade, que queríamos nos ver livres disso ou daquilo. Quando éramos jovens, tirar sarro das pessoas era normal, pensar que sabíamos de tudo, e que nada podia nos vencer, era fácil. Quando éramos jovens, achávamos que o azul era cor primária, que 2+2 era 4, e que plutão era planeta. Mas isso, quando éramos jovens.

#Dedicado a um irmão de juventude.

4 comentários:

  1. Zoar das pessoas era mais fácil, Plutão era um planeta e 2 + 2 era quatro.
    Tudo era so easy.
    Pelo menos todos os que colorem nossas vidas e tiram um pouco do cinza, ainda estão conosco.
    E sempre estarão conosco! Não importa a onde.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, de verdade. Sou dessas que tem medo de perder a juventude e de não ter memórias para se lembrar. Sou dessas que tem medo de quando velhos e adultos, percam esse brilho no olhar de acreditar que tudo pode dar certo.
    Um beijo !

    ResponderExcluir
  3. "que se pudéssemos, nunca falaríamos que desejávamos ter mais idade, que queríamos nos ver livres disso ou daquilo." Saber apreciar a juventude é um chamado meio calado pra nós, ainda jovens, principalmente. Obrigada por nos "wake up" pra isso!

    Saudades..
    PS. Tô de blog novo! (re-cortando.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Discorra sobre o assunto aqui: